terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Acupuntura , parceria contra o estresse


Bem  Estar
Acupuntura, parceria contra estresse
Luciane Beloli
Criciúma

Estresse, esgotamento e cansaço podem aparecer em qualquer idade e época, mas no final do ano os sintomas costumam estar mais evidentes e presentes no dia a dia. Como o estresse interfere diretamente na produtividade de qualquer atividade, é importante trata-lo, evitando os prejuízos emocionais e físicos que acarreta.
A acupuntura é uma forte aliada no combate ao estresse e segundo FhernandoMoreira, fisioterapeuta especialista em acupuntura há 15 anos pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura, a técnica está entre as mais efetivas no tratamento devido aos seus efeitos imediatos desde o início do mesmo.



O especialista explica que o estresse é representado pelos sintomas de dores musculares crônicas, insônia, ansiedade, cefaleias, gastrites, irritabilidade e o cansaço do sistema nervoso. “No conceito científico, a acupuntura age equilibrando o organismo com estímulos em determinados pontos na pele que levam a mensagem ao cérebro, o qual irá liberar substâncias químicas que trazem a sensação de relaxamento, efeito analgésico, anti-inflamatório, antidepressivo, recuperando os níveis normais de energia do sistema nervoso”, detalha.

Para o tratamento do estresse, em média são necessárias de cinco a dez sessões iniciais para o reestabelecimento do sistema nervoso, dependendo também da cooperação do paciente em seu estilo de vida, cuidando do repouso, alimentação e atividade física. “O paciente pode realizar sessões quinzenais ou mensais para a manutenção do tratamento, tendo pacientes que optam por realizarem sessões semanais em virtude de seu estilo de vida estressante”, frisa.

Fhernando Moreira destaca que no conceito oriental da medicina chinesa, os pontos de acupuntura, quando estimulados, irão promover o equilíbrio energético dos meridianos, ou canais de energia que, quando em excesso ou deficiência, necessitam de sua regulação, promovendo a saúde e prevenindo os sintomas do estresse. Donas de casa, empresários, professores, profissionais liberais e estudantes formam um perfil frequente do paciente de acupuntura. “No estudo, a acupuntura promove o


aumento da concentração, paciência e memória durante o período dos estudos”, aponta.
A acupuntura pode ser procurada desde a infância, para qualquer sintoma. Pode-se tratar cansaço, alergias respiratórias como rinite e asma, principalmente em casos crônicos onde a medicina convencional não consegue a cura definitiva. “Hoje, pode-se realizar a acupuntura sem agulhas, utilizando o laser ou sementes que são deixadas no corpo. A contraindicação da acupuntura é somente nos meses iniciais da gestação, tendo-se o cuidado de usar pontos pré-selecionados para este período, tratando as dores de coluna tão frequentes nesta fase”, frisa.
Qualquer profissional de saúde com especialização comprovada junto ao seu conselho representativo pode praticar a acupuntura. Porém, hoje é frequente sua realização por médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentistas, entre outros.

Fonte: Jornal da Manhã Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário