Florais




Florais de Bach


Edward Bach e o surgimento da Terapia floral

Para falar de Terapia Floral, é impossível não falar sobre a história de vida de seu criador. Foi através de sua vivência, dos acontecimentos e de longa pesquisa, além de muita observação que Edward Bach chegou as 38 essências florais, cada uma relacionada a um específico estado mental humano, responsáveis mais que a cura do corpo, mas também a cura da alma.

A terapia floral foi descoberta pelo Dr. Edward Bach, pioneiro na compreensão do relacionamento entre as emoções com a saúde do corpo e a psique. Bach era médico convencional em Londres e importante bacteriologista, trabalhou intensamente durante a I Guerra Mundial, sendo responsável por 400 leitos de feridos de guerra no Hospital Universitário.  Naquela época, Bach pôde observar como os pacientes reagiam diante das enfermidades e como essa reação influía no curso delas. Percebeu que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes nem sempre curava a mesma enfermidade, que medicamentos eficazes para algumas pessoas não atuavam em outras, e que pacientes similares em temperamento melhoravam com o mesmo remédio. Assim, para Bach, ficou evidente que a índole e forma de pensamento desses pacientes tinham relevante importância no tratamento de seu corpo físico.   Em julho de 1917, foi acometido de um mal incurável, e mesmo sendo operado, os médicos lhe deram somente três meses de vida.  Antes de receber alta, Bach abandonou o hospital e mergulhou em suas pesquisas, fechou-se em um laboratório e trabalhando dia e noite, passaram-se mais de três meses e finalmente percebeu que estava curado. Essa experiência, levou-o à conclusão de que um interesse absorvente, um grande amor ou um propósito de vida definido, são decisivos para a saúde e felicidade do homem. Ele acabara de vivenciar a importância do equilíbrio emocional na cura das enfermidades, mesmo reconhecido e respeitado por alopatas e homeopatas de Londres, abandonou suas atividades na cidade e partiu para o campo em busca de novos remédios. Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. Concluída sua pesquisa, Bach retorna à civilização e após comprovar a eficácia dos novos medicamentos descobertos, disse aos seus colaboradores: “Minha tarefa está cumprida; minha missão nesse mundo está terminada”. Pouco tempo depois, enquanto dormia, Bach deixa essa vida, mas deixa também um conhecimento inigualável e de tal simplicidade, que permite através do autoconhecimento e da capacidade de observação, que nós mesmos busquemos a cura para nossas enfermidades.
A terapia floral tem o seu uso reconhecido em mais de 50 países, é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde 1956 é considerada como terapia complementar .
O Sistema Floral é composto por 38 essências, tais essências foram divididas em sete grupos terapêuticos, de acordo com as seguintes emoções: para o medo, para indecisão, para falta de interesse pelas circunstâncias atuais, para a solidão, para sensibilidade excessiva a influências a opiniões, para desalento e desespero, para preocupação excessiva com os outros.

Os florais podem ser amplamente utilizados; de humanos, animais e até plantas, porém, o seu maior benefício deve ser aplicado na prevenção, fazendo com que o paciente relacione as suas emoções em desarmonia para que esteja sempre em equilíbrio, ficando mais resistente e feliz.
A essência é usada em gotas colocadas em água pura, e a dose varia em cada situação.

Os preceitos de Edward Bach, baseavam-se no Cura-te a ti mesmo, para ele o ser humano após uma auto-análise pode encontrar a explicação sobre a causa real de seus males e a cura das doenças. Mas nem sempre nos possuímos um nível evolutivo onde podemos examinar nossas próprias imperfeições e se automedicar. Não que isso seja impossível, mas requer grande cuidado, pois do contrário corre-se o risco da indicação do remédio errado, ainda que não provoque males maiores, deixaria de agir como o desejado. Após uma análise do paciente, onde através da observação de quem prescreve, os estados emocionais e mentais em desequilíbrio devem ser conscientes e perceptíveis á sua observação, assim tais emoções devem ser hierarquizadas, sendo remediadas as principais desarmonias para tratamento imediato. O tratamento deve ser bem acompanhado pois os remédios florais removem os bloqueios emocionais e mentais em sua raiz. Como sua atuação é da superfície para a profundidade, uma situação pode ser equilibrada e outra poderá emergir requerendo assim outro remédio floral.

Nosso intuito foi informar sobre a história do surgimento dos florais e de seu criador, em um próximo artigo falaremos sobre cada uma das essências e a influência que cada uma exerce diante das enfermidades.