quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O PILATES NA BOLA E A ESTABILIDADE CORPORAL


          O Pilates é uma terapia que está cada vez mais sendo difundida em estúdios de todo o país. E para obter bons resultados, o uso de alguns equipamentos facilitam a vida do profissional para atingir seus objetivos e o do pacintees, para fazer determinados movimentos. Hoje nós iremos falar sobre a Bola Suiça. 


A bola suíça (Stability Ball) utilizada no Pilates pode ser considerada um recurso terapêutico – principalmente em relação à coluna. A bola é ótimo se você tem problemas nas costas, porque apoia suas costas enquanto você se exercita. Ela tem um caráter lúdico, garantindo melhor aceitação dos praticantes de alguma atividade. Além disso, exige maior controle corporal, incrementando o reforço muscular promovido pelos exercícios.

Além de desenvolver um bom exercício muscular para todo o seu corpo, a bola de pilates lhe oferece inúmeros outros benefícios que variam de reabilitação das costas, quadril e lesões do joelho. Os exercícios de pilates com a bola são poderosos para melhorar a força, estabilidade, postura e equilíbrio muscular. Você também melhorar a sua  flexibilidade e seu sistema cardiovascular por meio de um exercício de baixo impacto.
Falando em estabilidade, o principal é os músculos do seu corpo que estabilizam e apoiar todos os seus movimentos. 


Os três músculos da barriga, ou "tronco" de seu corpo, são
·         Transverso abdominal: Os músculos abdominais profundos
·         Tultifidus: os músculos das costas que sustentam a coluna lombar
·         Quadrado lombar: Os músculos da região lombar que mantêm o equilíbrio da coluna vertebral e da pelve.

Estes músculos trabalham juntos para proteger a sua coluna e ajudam com as atividades diárias. Levantamento, jogando, dobra, chegando, e correndo usar os músculos estabilizadores, assim mantê-los bem condicionado é extremamente importante. Sem músculos estabilizadores condicionado, movimentos simples, como puxar, andar ecorrer sem suporte e deixá-lo em risco de lesões.

Para melhor desempenho, qualquer tipo de movimentação nesse acessório deve ser assistida por algum profissional especializado na área.
Fonte: Fisioterapia.com


correr sem suporte e deixá-lo em risco de lesões.
Para melhor desempenho, qualquer tipo de movimentação nesse acessório deve ser assistida por algum profissional especializado na área.
Até a próxima!


Fraturas de Quadril : Prevenir é sempre a chave da boa saúde

Dê pulos e afaste fraturas no quadril

Você leu direito. É que um estudo realizado na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, identificou que pular por dois minutos todos os dias reduz o risco de quebrar o quadril após uma queda. No trabalho, 34 homens com mais de 65 anos apostaram nessa tática durante 12 meses. Mas os participantes saltaram com apenas uma perna para que a densidade óssea da outra (que ficou parada) pudesse ser analisada também. Após o experimento, constatou-se, por exemplo, que houve um aumento de até 7% da massa óssea em algumas regiões do quadril – as mais propensas a serem fraturadas numa queda. Os resultados mostraram, então, que essa atividade física pode diminuir os efeitos do envelhecimento ósseo. Vale lembrar que a projeção de fraturas no quadril para 2050 não é nada animadora. É previsto que a incidência aumente 310% entre os homens e 240% entre as mulheres. Melhor prevenir, não é mesmo? Mas lembre-se de que exercícios que envolvem bastante impacto (como os pulos) devem ser autorizados e feitos com o acompanhamento de especialistas.


Fonte:  Revista Saúde é Vital